Simpósios


• Simpósio 1 – Profª Vânia Casseb-Galvão (UFG/CNPq) e Marcos Bagno (UNB)

E-mail: vcasseb2@terra.com.br
Teoria da gramaticalização e sociolinguística variacionista em perspectivas


Ementa: Este simpósio abriga trabalhos que relacionem Teoria da Gramaticalização e Teoria de Mudança de orientação sociolinguística, na vertente laboviana, em perspectiva historiográfica, descritivista e/ou analítica. Interessam especialmente reflexões em uma perspectiva crítica dessa relação e que questionem aspectos positivistas e estruturalistas da sociolinguística laboviana em contraponto ao apelo da Teoria da Gramaticalização aos fatores pragmáticos, discursivos e cognitivos, por exemplo. São também bem-vindos trabalhos que enfoquem a confluência dessas abordagens e que discutam princípios clássicos de análise, como aqueles que envolvem as noções de concorrência e coocorrência; encaixamento, atuação e avaliação; processos de mudança que constituem gramaticalização;concorrência com vitória rumo à gramática ou ao discurso; status estrutural da forma-fonte, assim como pesquisas que envolvam outros parâmetros de descrição e análise de processos de gramaticalização e de mudança nas línguas em geral. 




• Simpósio 2 – Prof. Edvaldo Balduino Bispo (UFRN) e Profa. Vera Paredes da Silva (UFRJ)

E-mail: edbbispo@gmail.com
Análise linguística em perspectiva funcionalista


Ementa: As pesquisas linguísticas de cunho funcionalista tomam por base, em suas análises, contextos comunicativos reais e, com isso, contribuem significativamente para a descrição, a explicação e a interpretação dos fenômenos sob investigação. Evidenciam motivações tanto de natureza semântico-cognitiva quanto de caráter pragmático-discursivo neles implicadas. Acompanhando essa orientação, este simpósio focaliza estudos que investigam variados fenômenos linguísticos a partir de suas condições reais de uso, levando em consideração os diversos fatores sociointeracionais e cognitivos envolvidos nos arranjos morfossintáticos que assumem as construções linguísticas. O pressuposto é que a codificação de determinados elementos tem a ver com as funções que eles desempenham na interação discursiva e se relaciona diretamente aos propósitos que se quer alcançar. (GIVÓN, 2001; FURTADO DA CUNHA et al, 2003). Também serão contempladas pesquisas que discutam desdobramentos e alcances dos resultados de estudos sob a vertente funcionalista para o ensino de língua portuguesa na Educação Básica.




Simpósio 3 – Prof. Sebastião Carlos Leite Gonçalves (UNESP/CNPq)

E-mail: scarlos@ibilce.unesp.br
Gramaticalização e variação


Ementa: Nas últimas décadas, tem se mostrado bastante produtiva, na investigação da variação e da mudança linguística, a conjugação dos fundamentos da Sociolinguística Laboviana (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968; LABOV, 1972) e do Funcionalismo Linguístico Centrado no Uso (BYBEE, 2010, 2012), este último, um tipo de abordagem que considera a estreita relação entre a estrutura da língua e o uso que dela se faz em contextos reais de comunicação, com base em fatores não somente estruturais, mas também de ordem semântica, pragmática e discursiva. Em que pese as diferenças entre esses dois modelos de análise, o trabalho de interface entre eles, denominado no Brasil de Sociofuncionalismo, tem se mostrado particularmente útil na investigação de fenômenos de mudança que se instanciam via gramaticalização e que tem na frequência de uso uma de suas motivações (NARO, BRAGA, 2000; GORSKI; TAVARES, 2013). Sob tal postura teórico-metodológica, a proposta deste simpósio é congregar pesquisadores que desenvolvem suas pesquisas na interface gramaticalização e variação.




• Simpósio 4 – Profª Lilian Ferrari (UFRJ/CNPq)

E-mail: lilianferrari@uol.com.br
Forma e função em linguística cognitiva: articulações possíveis


Ementa: Este simpósio tem o objetivo de discutir hipóteses associadas às relações entre forma e função no âmbito da Linguística Cognitiva (LC), investigando diferentes tipos de construções gramaticais, em vários níveis de análise (morfemas, itens lexicais, palavras, expressões, sentenças simples e complexas). Alinhando-se à investigação das relações forma-função, amplamente desenvolvida por diferentes vertentes funcionalistas, a Linguística Cognitiva tem contribuído com uma série de propostas sobre o fenômeno, a partir de seu quadro teórico específico. Dentro dessa perspectiva, este simpósio acolhe trabalhos pautados no paradigma teórico da Gramática de Construções (Goldberg 1995, 2006; Fillmore e Kay 1999; Croft 2001), que apresentem análises de estruturas gramaticais regulares e/ou expressões idiomáticas, e recrutem, para dar conta do polo semântico, desde constructos pragmáticos clássicos (ex. tópico vs. foco) até noções tais como perspectiva, construal, proeminência, subjetividade, associadas ao arcabouço teórico da Gramática Cognitiva (Langacker 1987, 1991, 2008), e conceitos derivados da Teoria dos Espaços Mentais (Fauconnier, 1994, 1997; Fauconnier e Turner 2002), tais como mesclagem conceptual, ponto de vista, foco, entre outros. 




• Simpósio 5 – Prof. Roberto Gomes Camacho (UNESP/CNPq)

E-mail: camacho@ibilce.unesp.br
Descrição funcional da sentença complexa


Ementa: As colaborações devem privilegiar a sentença complexa, identificando-se especialmente com uma teoria de gramática, cujo principal compromisso é descrever a língua não como um fim em si mesmo, mas como um requisito do processamento interpessoal e representacional de cada interação verbal. Uma consequência metodológica dessa posição é o princípio de que a unidade de análise é, em primeira instância, as unidades da dimensão textual-interativa, o que pressupõe que as categorias pragmáticas, e semântico-cognitivas de análise devem alinhar-se com as categorias morfossintáticas e fonológicas, uma concepção de gramática que incorpore, portanto, categoria não exclusivamente formais de análise, como sustentam as teorias funcionalistas, em especial a Gramática Discursivo-Funcional.




• Simpósio 6 – Profª Taísa Oliveira (UFMS)

E-mail: taisapoliveira@gmail.com
Conjunções adverbiais: história, forma e função


Ementa: São objeto de discussão neste simpósio as conjunções adverbiais no português. A discussão está assentada nas assunções principais de que: i) as propriedades dos enunciados são adaptadas aos propósitos comunicativos dos interlocutores, como consequência admite-se, também, que ii) as categorias linguísticas e as valorações semânticas são acomodadas na gramática conforme as funções cumpridas na atividade linguística; iii) as conjunções adverbiais representam uma classe bastante diversificada no que diz respeito a sua tipologia estrutural e determinação categorial. Com base, então, nesses pressupostos, parte-se da verificação dos dados da língua em uso para explicar o funcionamento, desenvolvimento e padrões morfossintáticos das conjunções adverbiais. Essa discussão se dá em duas frentes principais. Por um lado, discutem-se os processos de formação de conjunções e a natureza categorial dessa categoria. O objetivo aí é observar de que modo determinações de natureza semântica e pragmática concorrem para que novos itens conjuncionais se formem, explicando-se, ainda, de que modo o sistema gramatical acomoda as novas funções. Por outro, avalia-se a multifuncionalidade com que conjunções adverbiais são empregadas no evento discursivo e a sobreposição de valores semânticos. Busca-se, aí, identificar os padrões morfossintáticos, semânticos e pragmáticos que possibilitam cada um de seus diferentes usos e funções. Os dois caminhos se entrecruzam. A multifuncionalidade dos itens conjuncionais, maioria das vezes, está relacionada ao seu alto grau de gramaticalidade e seu significado mais básico: assim, espera-se que o desenvolvimento de novas funções esteja associado a processos de gramaticalização e discursivização.




• Simpósio 7 – Profª Patrícia Fabiane Cunha Lacerda (UFJF)

E-mail: patriciafabianecunha@gmail.com
Abordagem construcional na gramaticalização: perspectivas e contribuições


Ementa: O presente simpósio é voltado para a discussão de trabalhos que concebem a gramaticalização a partir de uma perspectiva construcional nos termos, principalmente, de Traugott (2003, 2008a, 2008b, 2009, 2011) e Traugott e Trousdale (2013). Nos últimos anos, essa abordagem tem se expandido consideravelmente como uma tendência nos estudos funcionalistas, já que o trabalho com padrões construcionais pode auxiliar, de forma substancial, a compreensão do processo de gramaticalização no que se refere ao alinhamento entre padrões de uso e padrões gramaticais. Com o intuito de estabelecer uma conceituação mais refinada e precisa de construção no âmbito da gramaticalização e de definir as principais perspectivas e contribuições dessa abordagem, a intenção deste simpósio é propiciar um espaço de diálogo entre pesquisas que reconhecem e assumem que a gramaticalização de construções individuais parte de esquemas genéricos e abstratos, podendo levar à instituição de extensas redes construcionais na língua. 




• Simpósio 8 – Profª Flávia Hirata-Vale (UFSCar)

E-mail: fbmhvale@gmail.com
Domínios semântico-pragmáticos e configurações sintáticas: relações de (in)dependência e contraste


Ementa: Neste simpósio, pretende-se agregar trabalhos que discutam as diferentes possibilidades de interrelação entre domínios semânticos, tais como modalidade, evidencialidade, concessividade, condicionalidade, entre outros, bem como as relações de (in)dependência sintático-semântico-pragmática que se estabelecem nos complexos oracionais em que esses valores são expressos, de modo a mostrar suas áreas de contraste ou sobreposição. A partir desse viés, também é possível tratar das diferentes funções pragmático-discursivas relacionadas a esses domínios, nos mais diversos gêneros textuais.



• Simpósio 9 – Profª Maria Luiza Braga (UFRJ/CNPq)

E-mail: malubraga@terra.com.br
Construções de foco e de tópico sob perspectivas funcionalistas


Ementa: O simpósio congregará trabalhos, em curso ou já finalizados, que versem sobre tópico, foco ou tópico/foco sob enfoques funcionalistas. De acordo com Lambrecht (1994, 2001), foco e tópico são concebidos como categorias pragmáticas relacionais que tem a ver com a avaliação do falante a respeito da relativa previsibilidade ou não-previsibilidade de relações entre proposições e seus elementos em dadas situações discursivas. Dada a concepção de foco e tópico adotada, este simpósio acolherá trabalhos que lidem com aspectos do tratamento da informação, proeminência prosódica, pressuposição, clivagem, topicalização e questões de ordem dos constituintes motivadas por fatores relacionados ao tópico e/ou foco. As análises podem incidir sobre o português ou qualquer outra língua natural. 




• Simpósio 10 – Profª Nilza Barrozo Dias (UFF)

E-mail: nilzabd@terra.com.br
Combinação de orações e os conectores no português em uso: extrapolando a sentença


Ementa: Neste simpósio, propomos a apresentação de trabalhos em que sejam discutidos a combinação de orações bem como os conectores, com o intuito de fazer uma descrição bastante acurada acerca da sintaxe de cláusulas no português em uso, num viés funcionalista (de várias origens), podendo haver interface com outras propostas teóricas. A proposta funcionalista preza o estudo da língua como entidade dinâmica e configurada a partir da interação, sendo o texto a unidade de comunicação. A análise de combinação de orações extrapola a sentença e destaca a importância do contexto na identificação dos elementos textual-discursivos que interagem com o valor semântico expresso pela construção paratática, hipotática ou encaixada A análise de conectores pode vir a contribuir para que, em estruturas em que esses elementos não ocorrem, possamos identificar as relações semânticas que emergem da articulação de cláusulas. Outro aspecto a ser considerado neste simpósio é o da gramaticalização de itens que passam a ser usados como articuladores. Também podem fazer parte das discussões no simpósio a ocorrência de construções "desgarradas" em suas diferentes funções textual-discursivas, focalizadoras e argumentativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário