Normas para publicação Anais

Normas para submissão de trabalhos completos aos Anais do III Simpósio Internacional de Linguística Funcional



Informações Gerais
Os trabalhos completos deverão ser enviados em arquivo Word para o email oficial do evento (silfuff@gmail.com) até o dia 19 de fevereiro de 2016, obedecendo às normas aqui descritas. A publicação em Anais, em formato eletrônico, devidamente indexada com ISSN, está prevista para ser lançada até o final do primeiro semestre de 2016.
Não serão recebidos trabalhos em cópias impressas entregues em mãos ou pelo Correio. O arquivo deve ser enviado por e-mail juntamente com uma cópia eletrônica (em formato pdf) do(s) certificado(s) de apresentação do(s) (co)autor(es) do trabalho no III SILF. Lembramos que só serão admitidos os trabalhos que efetivamente foram apresentados em um dos 10 simpósios do III SILF. Somente textos originais, não publicados anteriormente, poderão ser submetidos à publicação nos Anais do III Simpósio Internacional de Linguística Funcional.
Os organizadores dos Anais enviarão um email de aviso de recebimento do texto. Todos os trabalhos completos serão inicialmente analisados quanto às normas de publicação e posteriormente enviados à avaliação em mútuo anonimato para dois pareceristas ad hoc e, em caso de discordância, a um terceiro. Após análise dos pareceristas, será enviado outro e-mail com o resultado a partir de três categorias:
a)      Aprovado para publicação.
b)      Aprovado para publicação com correções obrigatórias (prazo de 20 dias para ajustes).
c)      Reprovado.
O texto submetido não deverá conter qualquer informação sobre a autoria. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção “Propriedades” do Word, garantindo o total sigilo acerca dos autores. A identificação e a filiação institucional deverão ser indicadas apenas no corpo do e-mail (e não no trabalho propriamente dito, em anexo).
Todos os textos submetidos deverão obedecer ao limite mínimo de 10 e ao máximo de 20 páginas (incluindo bibliografia e notas explicativas). As páginas deverão conter numeração na parte superior, à direita. O tamanho do papel deve ser A4. O texto deve ser apresentado em coluna simples, com 3 cm de margem superior e esquerda, e 2 cm de margem inferior e direita, sem cabeçalho.

Os trabalhos completos deverão apresentar obrigatoriamente as seguintes partes:
Introdução, Pressupostos teórico-metodológicos, Resultados e Referências. Essas partes poderão estar explicitamente identificadas ou não. O(s) autor(es) também poderão acrescentar outras seções, mas não omitir as citadas.

O texto deve seguir o seguinte padrão:

Título.

Deve vir centralizado, em fonte tamanho 15, negrito.  Letras maiúsculas devem ser usadas apenas na primeira palavra do título e em casos requeridos (nomes próprios, por exemplo). Abaixo do título em português, deve ser indicado o título em inglês, em tamanho 13, sem negrito.


Resumo e Abstract, segundo as orientações abaixo:

a) fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento justificado;
b) resumo em português (máximo de 200 palavras) e 3 a 5 palavras-chave;
c) abstract e key words.



Seções e parágrafos


            O corpo do artigo inicia-se com o título da primeira seção, fonte tamanho 12, em negrito, alinhado à esquerda. Os títulos das demais seções seguem esse mesmo formato.
Em todo o texto corrente, o tipo de letra deve ser Times New Roman e o tamanho da fonte é de 12 pontos. O texto deve ser justificado e o espaçamento entre linhas no corpo do texto deve ser de 1,5 cm.

Subseções

           
Os títulos das subseções devem ser em fonte tamanho 12, sem negrito, alinhados à esquerda.

 

 

Outras informações adicionais

 

Notas, se houver, devem ser restritas ao mínimo indispensável e devem ser inseridas no rodapé da página, isto é, posicionadas ao final da página em que é feita a chamada, como figura neste exemplo.[1] No corpo do texto, as chamadas de notas-de-rodapé devem ser numeradas sequencialmente, com o número sobrescrito, como já exemplificado com a nota 1.   

Para citação com mais de três linhas, todo o texto citado deve ser deslocado em bloco com o adentramento de 1.5 cm, em fonte tamanho 11, sem aspas ou itálico, espaçamento simples. O espaçamento de uma linha antes e uma linha depois deve ser observado entre a citação e o corpo do texto.

Citação com menos de três linhas deve ser inserida no texto corrente, usando-se aspas. Nomes de autores citados no texto corrente devem figurar em fonte normal; nomes de autores citados entre parênteses devem figurar em CAIXA ALTA. Toda citação deve indicar autor, ano e número da página. Segue abaixo um exemplo.


O termo função apresenta tal variedade de empregos que, com chamar-se “funcional” a uma teoria linguística, não se consegue caracterizá-la realmente. Martinet, procurando mostrar “o que é a linguística funcional” (Martinet, 1994), começa exatamente buscando definir função. (NEVES, 1997, p. 5)



Exemplos e ocorrências ilustrativos de análises devem ser numerados sequencialmente e apresentados em fonte tamanho 11.

            No caso de haver transcrição fonética e uso de fontes do IPA, é necessário usar somente um tipo de fonte: silDoulosIPA, tamanho 12. A fonte pode ser obtida gratuitamente por meio do site: http://scripts.sil.org/DoulosSIL_download

            Se houver anexos, eles devem figurar como última seção do artigo, depois das referências bibliográficas.

Trabalhos fora das normas não serão submetidos à avaliação, sendo sumariamente rejeitados pelos organizadores.

            Figuras, quadros, gráficos e tabelas, incluindo seus títulos, devem ser inseridos no texto. As figuras também devem ser submetidas em resolução igual ou superior a 150px. Os títulos desses recursos devem ter fonte tamanho 10, em negrito, e devem ser centralizados se tiverem menos de uma linha (ver figura 1). No caso de mais de uma linha, devem ser justificados (ver figura 2).



Figura 1. Um exemplo de figura





Figura 2. Este é um exemplo de uma figura com legenda de mais de uma linha, justificada, conforme descrito na seção “Figuras e Legendas”
           
Em tabelas e quadros, não usar fundo colorido ou sombreado e evitar linhas duplas, grossas ou desnecessárias.
            No interior de tabelas e quadros, deve ser usada fonte tamanho 10, times new roman, com espaçamento simples entre as linhas.


Variedade

Escolaridade
S.J.Rio Preto
(RUBIO, 2008)
Rio de Janeiro
(SCHERRE & NARO,1998)
Rio Branco
(RODRIGUES,1997)
1 a 4 anos
.28
.39
.44
5 a 8 anos
.40
.56
.66
9 a 11 anos
.52
.58
-
mais de 11 anos
-
-

Tabela 1: Pesos relativos de aplicação da concordância verbal para o fator escolaridade, obtidos para três variedades do PB.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
           
Referências bibliográficas constituem a última parte do artigo. O título “referências bibliográficas” deve figurar em CAIXA ALTA, negrito. As referências devem ser completas e seguir a ABNT, conforme o modelo abaixo. 

a) livro

ALLEN, C. L. A psiquiatria de Deus: fórmulas seguras para se conseguir e manter a saúde mental e espiritual. 5. ed. Venda Nova: Bethânia, 1981. 163 p.
COOK-GUMPERZ, J. et al. A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. 283 p.
FALDINI, G. (org.). Manual de catalogação: exemplos ilustrativos do AACR2. São Paulo: Nobel, 1987. 479 p.
GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 127 p.

b) autor-entidade

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A. da Cunha. Brasília, DF: CORDE, 1997. 182 p.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. V. 1. Disponível em: <http://www.bdt,org.br/sms/entendendo/atual.htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.

c) dicionário

TOCHTROP, L. Dicionário alemão-português. 9. ed. São Paulo: Globo, 1996. 686 p.

d) capítulo de livro de único autor

BECHARA, E. Sintaxe: Noções gerais. In:  ______. Lições de português pela análise sintática. 16. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001, Cap. 1, p. 19-36.

e) capítulo de livro organizado

MATOS, O. A filosofia e suas discretas esperanças. In: CATANI, D. B. et al. (orgs). Docência, memória e gênero. São Paulo: Escrituras Editora, 1978. p. 49-62.

f) artigo de revista

KELLY, R. Eletronic publisching APS: its not online journalism. APS News Online, Los Angeles, v.2, n.1, nov. 1996. Disponível em: <http://www.aps.org/apsnews/1196.html>. Acesso em: 25 nov. 1998.
PONTES, E. Sujeito e tópico do discurso. D.E.L.T.A., São Paulo, v.1, n.1, p. 51-78, fev.1985.

g) tese/dissertação

BARUFFI, H. Trabalho e Educação. 1996. 320 f. Tese (Doutorado em Educação. Área de Concentração: Didática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

h) artigo/notícia em jornal

LEITE, F. Ovelhas nascem de ovários congelados. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 jun. 2001. Folha Ciência, p. 10.

i) trabalhos em eventos

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www,propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ee04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.
SOUSA, J. de. O caso do sujeito nulo em PB. In: SEMINÁRIO DO GEL, 56., 2005. Anais ... São Paulo: GEL, 2005, p. 240-258.

j) anais de evento

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos...Recife: UFPe. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe,br/anais.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 13., 1995, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: UFMG, 1995. 665 p.

k) verbete

POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em: <http:www.priberam.pt/d1DLPO>. Acesso em: 8 mar. 1999.

l) página pessoal

CIVITAS, M. Página pessoal. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Apresenta textos sobre urbanismo e desenvolvimento de cidades. Disponível em: <http://www.gesnet.com.br/oamis/civitas>. Acesso em: 27 nov. 1998.

Anexo(s)

            O título ANEXO(S) figura em caixa alta, obedecendo-se à formatação de título de seções.


Os organizadores
Ivo da Costa do Rosário (UFF)
Ana Cláudia Machado Teixeira (UFF)
Deise Cristina de Moraes Pinto (UFRJ)





[1] Este é um exemplo de nota de rodapé. A fonte da nota será também em Times New Roman, tamanho 10. O espaçamento entre linhas é simples e as margens são justificadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário