Minicursos

TODOS OS MINICURSOS SERÃO MINISTRADOS EM PORTUGUÊS 

Convidados brasileiros



Minicurso 1 - VAGAS ENCERRADAS!

Angélica Furtado da Cunha (UFRN/CNPq) e Patrícia Cunha (UFJF)
Da gramaticalização de construções à construcionalização: conceitos básicos

Ementa: Este minicurso tem como objetivo geral o estudo dos conceitos básicos que fundamentam a Gramática de Construções (GOLDBERG, 1995: CROFT, 2001) e a abordagem construcional da gramaticalização (TRAUGOTT, 2008a, 2008b, 2011; TRAUGOTT e TROUSDALE, 2013), focalizando especialmente: (a) a visão construcional da mudança; b) as diferentes abordagens construcionais da gramática; (c) o conceito de construcionalização; (d) a noção de mudança construcional; (e) as propriedades de esquematicidade, produtividade e composicionalidade; f) o papel dos mecanismos de mudança na abordagem construcional da gramática.


Minicurso 4

Erotilde Goreti Pezatti (UNESP/CNPq)
Ordenação de constituintes oracionais em português

Ementa: O curso trata da ordem de palavras em sentenças do português, da perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional, procurando mostrar que a linearização de constituintes é um reflexo de fatores pragmáticos, semânticos e morfossintáticos. Depois de uma breve apresentação teórica, serão explicitados, nesta sequência hierárquica, os aspectos pragmáticos, semânticos e morfossintáticos que determinam a colocação dos constituintes na sentença, por meio de aplicação dos princípios de ordenação a ocorrências reais de sentenças do português.




Convidados estrangeiros


Minicurso 2

Prof. Dr.  J. Lachlan Mackenzie (Cat. Emérito, VU University Amsterdam)
O Componente Contextual numa Gramática Discursivo-Funcional do diálogo

Ementa: Ninguém duvida que o contexto tem um impacto essencial na gramática. Porém, a maioria das teorias peca por pressupor um conjunto de fatores contextuais demasiadamente vasto. Em vários trabalhos recentes, Hengeveld e Mackenzie propuseram um Componente Contextual muito mais restringido, como convém ao papel acessório por ele desempenhado na teoria discursivo-funcional da gramática. No minicurso vamos indagar o potencial desse Componente Contextual no arcabouço de uma GDF do diálogo. 


Minicurso 3

Prof. Dr.  Martin Hummel (Universidade de Graz)
A interface de adjetivo e advérbio

Ementa: Este minicurso tem por objetivo apresentar (a) uma análise morfológica, sintática e semântica na interface de adjetivo e advérbio;  (b)  uma proposta de tipologia, classe de palavras e polifuncionalidade dos marcadores discursivos; (c) a apresentação da subespecificação semântica dos adjetivos adverbiais; e (d) as diretrizes para elaboração de dicionário diacrônico dos adjetivos adverbiais: o caso do francês. Cada parte do minicurso focará um desses aspectos na ordem apresentada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário