Histórico do evento



O Simpósio Internacional de Linguística Funcional (SILF) foi desenvolvido com o objetivo de propiciar um espaço para a divulgação de pesquisas e, principalmente, para a reflexão e discussão conjunta sobre diferentes objetos de pesquisa, particularmente os problemas de análise, as perspectivas teóricas funcionalistas e as metodologias de trabalho. 


A primeira versão do evento foi realizada em 2011 na UFMS– Câmpus de Três Lagoas/MS e reuniu alunos graduandos, pós-graduandos e pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior que se dedicam aos estudos linguísticos, a partir das várias vertentes teóricas funcionalistas.


Além de promover a interação entre alunos e professores pesquisadores da área de Letras e Linguística envolvidos na pesquisa sociofuncionalista, o evento contribuiu para a consolidação da pesquisa nas áreas de estudos linguísticos no cenário sul-mato-grossense, com vistas à valorização do acervo linguístico (que inclui a língua portuguesa, o português falado pelos indígenas, as línguas indígenas, as línguas de contato das áreas fronteiriças do Mato Grosso do Sul e os quilombolas) do estado e do Brasil. 


O evento visou a dar visibilidade à qualidade das pesquisas realizadas no estado do MS, garantindo sua projeção frente às IES de outros estados numa tentativa de consolidar uma rede única de pesquisa na área de estudos sociofuncionalistas. 


A segunda versão do SILF foi realizada na UFSCAR em São Carlos/SP. Essa versão do simpósio abordou especificamente a questão da interface entre morfossintaxe, semântica e pragmática na descrição e análise da linguagem. Ele parte do princípio de que o significado, em um sentido amplo, é codificado em línguas através de níveis / camadas / padrões que caracterizam as teorias funcionais em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário